relatório

 

 

 

O ensino e o aprendizado de disciplinas voltadas a contextos históricos e teóricos sempre foram um grande desafio para professores e alunos. A exemplo disso, podemos citar a Literatura Portuguesa, a qual teve início nos séculos XII e XIII com o Trovadorismo e suas famosas Cantigas escritas em galego-português. Mas como despertar o interesse de jovens e crianças a temas, movimentos e textos tão antigos e fora de sua época?

O objetivo do projeto “O ensino da Literatura e as novas tecnologias” era exatamente buscar novas formas de ensino e aprendizado da Literatura com o suporte das novas tecnologias: computadores, internet, redes sociais e afins e, sendo assim, descobrimos juntos que aprender e ensinar Literatura pode não ser assim tão complicado e, muitas vezes, pode até ser bastante divertido.

Buscamos ideias em livros, sites, trabalhos acadêmicos e conseguimos desenvolver nossa criatividade e elaborar alguns planos de aula bastante interessantes. Com esse projeto, pudemos compartilhar diferentes experiências e ideias que nos levaram a pensar, repensar e criar diferentes formas de ensinar Literatura de forma expressiva e divertida.

          

Telma: Penso que o investimento na própria formação e no aperfeiçoamento de sua prática são metas constantes de um bom profissional.

Todo bom profissional quer se melhorar a cada dia. Aquele que dedica-se ao seu aperfeiçoamento, na continuidade de sua formação será capaz de colaborar de forma mais efetiva para o sucesso de seus alunos. Sendo esses os motivos que me trouxeram aqui.

E a construção do blog “Entre amigos8” contribuiu para a ampliação do meu conhecimento.

Além disso, aumentei os laços de amizade com os integrantes do grupo.

Enfim, a experiência foi boa e ensinou-me a ser um pouquinho melhor.

Fabiana: Ao desenvolver o projeto nós aprendemos mais sobre o conteúdo da matéria.

O projeto pode ser considerado uma ferramenta muito útil e importante nos dias atuais, pois cada grupo, cada pessoa desenvolve maneiras diferente de ensinar de forma diversa o que acaba ajudando muito no aprendizado, pois cada pessoa ou aluno absorve o conteúdo de forma diferente.

O projeto ajuda também na inteiração entre as pessoas, do mesmo grupo ou de outros que podem conhecer seu projeto e o modo de ensinar de cada pessoa.

Este projeto nos ajudou a entender um pouco mais sobre cada integrante do grupo e seu modo de pensar.

Por fim, ajudou-me a conhecer mais a matéria e o que seria a construção de um plano de aula.

 

Danielle: Minha leitura sobre o Blog

 

A introdução do assunto se faz de forma a despertar o interesse em prosseguir a leitura. Os tópicos apresentados no decorrer da página são extremamente:  ilustrativos a fim de alcançar a forma de compreensão dos diversos indivíduos - desde aqueles que, pela leitura,  decifram facilmente a mensagem que se quer transmitir, até aqueles que necessitam de exemplos e figuras para realizar as associações necessárias e assim, compreender; descritivos –informações esclarecedoras na maioria dos pontos abordados, além de  se apresentar de forma didática, nos momentos em que são realizadas as associações dentro das descrições.

Referente ao conteúdo, nota-se coerência no tocante a referência aos fatos e como eles ocorrera. As marcas deixadas por cada movimento e a forma de exemplificá-las, representadas, por exemplo, pela forma de representação das cantigas e suas mutações ao longo dos tempos, ao passar por cada movimento.

 

 

Cleide
 
Fiquei muito contente de fazer parte do grupo Entre-amigos, como meus colegas disseram estreitei laços de amizade e pudemos discutir  um assunto maravilhoso: a Literatura. Conhecer autores que são verdadeiras lendas da nossa cultura e também conhecer as ideias dos futuros professores(assim espero).
Para mim pessoalmente foi um desafio vencer as minhas inseguranças e expor minhas ideias por isso blog teve um papel importante, e, tratando-se de uma nova tecnologia é o jeito mais prático e forte de atingir nossa geração "W".
Os planos de aula estão ótimos e mostram que boas ideias não param de surgir e que nossa Educação tem mentes brilhantes á disposição dela.
Gostaria muito que o blog continuasse a ser alimentado e divulgado, pois temos muito o que falar sobre nossos movimentos literários. Termino minha participação colocando uma citação(peço desculpas não me lembro o nome do autor) que define bem meus sentimentos ao terminar esse trabalho.
 

 

"As belas coisas da vida podem não ser vistas e nem tocadas,

                                                             mas são sentidas no coração".

                                                              

                                                  (autor desconhecido)